MQC23 Site Logo

MQC25 Site Data

TERESA PEREIRA VENCE EM TODA A LINHA NO SURF E É A NOVA MISS QUEBRAMAR CUP

Teresa Pereira, do Clube de Surf do Porto (CSP), foi a grande vencedora da MISS QUEBRAMAR CUP 2025, na vertente de Surf, campeonato que conta para o Nacional da modalidade (Liga Meo Surf).

A jovem atleta do Porto reencontrou na final Miriam Julião, da Associação de Surf de Vagos (ASV), depois de, juntamente com outras duas surfistas, terem lutado na Ronda 1 pelo acesso às meias-finais. Nessa bateria de abertura do campeonato mais perfumado do surf nacional, a surfista da ASV levou a melhor, apesar de Teresa Pereira ter vendido bem cara a derrota.
MQC25 Miriam Julião Foto Tó Mané
Miriam Julião

Ontem na final, Miriam Julião ainda assumiu a liderança da bateria na fase inicial, mas, primeiro com uma onda de 6.00 pontos, a surfista do CSP virou o heat, uma onda que acabaria por descartar.
MQC25 Teresa Pereira Foto Tó ManéTeresa Pereira

Com um score total de 14.04 pontos (7.17 e 6.87 pontos), Teresa Pereira agarrou em definitivo o primeiro lugar, com Miriam Julião a não conseguir melhor do que um 10.23 (5.73 e 4.50 pontos), estreando-se a vencer a prova mais feminina do surf nacional.

Nas meias-finais, a surfista do CSP (12.17 pontos) já havia afastado Núria Maganinho (8.80 pontos), que na véspera tinha conseguido todos os melhores resultados e ondas. Já Miriam Julião (12.57 pontos) apurou-se para a final depois de afastar Mariana Pereira (11.23 pontos), numa semi-final muito disputada e renhida.
MQC25 Melhor Onda Prio Foto Andre NetoNo total do campeonato, entre surf e bodyboard, foram surfadas 332 ondas, com Teresa Pereira a conquistar o Prémio Prio Melhor Onda, com uma surfada que valeu 7.17 pontos, tendo ainda conquistado ex-aequo com Núria Maganinho a segunda melhor onda, com 7.00 pontos.

Em termos de scores, a surfista do Porto também venceu, conquistado o resultado mais alto, precisamente na final (14.04 pontos), enquanto Núria Maganinho (13.75 pontos) e Miriam Julião (12.57) completaram o pódio.
MQC25 Miss Simpatia Surf Foto Andre NetoFrancisca Miranda, da Associação de Surf da Costa da Caparica, foi eleita Miss Simpatia da edição 2025 da Miss Quebramar Cup, na vertente surf.

Na edição 21 da Miss Quebramar Cup, que hoje terminou na praia da Costa Nova, em Ílhavo, foram surfadas 332 ondas, número que foi convertido em euros, tendo a organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro (ASA), entregado um cheque no valor de 332 euros à SIC Esperança.
MQC25 Onda Solidaria Foto Andre NetoA Miss Quebramar Cup sempre teve preocupações sociais e esta é uma forma de ajudar, porque a verba surfada é sempre entregue a uma instituição de solidariedade social.

Por outro lado, a Miss Quebramar Cup proporciona sempre umas experiências de surf a utentes de IPSS do concelho de Ílhavo, como foi o caso do CASCI e do Lar do Divino Salvador.

“É sempre uma experiência nova para estas crianças, que nunca surfaram e, algumas, nunca tinham visto o mar”, começa por dizer Dina Teixeira, diretora-técnica do Lar do Divino Salvador, que acrescentou: “É um dia diferente e marca-os muito, porque passados uns anos vão lembrar-se e partilhar isso. Obviamente, é uma experiência que queremos repetir”.
MQC25 Sensibilizacao Ambiental Foto Nuno FreireOutra área que o campeonato mais feminino do desporto de ondas nacional abraça desde sempre é o da sensibilização ambiental, no sentido de consciencializar todos os veraneantes, mas também as surfistas, da importância de mantermos as praias limpas.

João Paiva, mais conhecido por Joka, antes do início das competições, reuniu com as atletas do bodyboard e do surf e sensibilizou-as para a importância de manter as praias limpas e indicou algumas formas de o fazermos sem grande esforço. Uns placares com os mais diversos objectos encontrados na praia e um balde de beatas de cigarro, são imagem que chocam e por isso estiveram sempre junto ao palanque do campeonato.

No derradeiro dia do evento, e porque estava um excelente dia de praia, a procura pelas experiências de surf para quem na praia quis desfrutar do prazer de deslizar nas ondas foi, uma vez mais, imensa, com os monitores da ASA a não terem mãos a medir. Uma vez mais, um enorme sucesso junto de miúdos e graúdos.

MQC25 Podium Surf Foto Nuno Freire1ª TERESA PEREIRA: “Correu muito bem e cumpri um objectivo. Este é um campeonato que leva sempre à superação e tem um bom ambiente entre todas. É bonito estar aqui num campeonato só com meninas”.

2ª MIRIAM JULIÃO: “Correu bem, mas estava à espera de mais. Foi uma boa prova, em casa, com a minha família e amigos na praia a apoiarem-me. Para mim, o melhor foi mesmo quando saía da água e eles estavam ali a dar-me apoio. A final foi boa, porque foi contra uma atleta que puxa sempre pelas outras. Queria mais, mas para a próxima será melhor”.

3: MARIANA PEREIRA: “Hoje podia ter sido melhor, mas ontem o mar estava mais consistente, apesar de mexido. Estavam boas ondas, mas não escolhi bem e acabei por não conseguir chegar à final”.

4ª NÚRIA MAGANINHO: “Ontem foi um dia positivo, com ondas muito boas. Não estou na melhor forma, porque tenho andado em exames, mas hoje estavam boas ondas, mas não correu tão bem. Mas é uma aprendizagem. Tenho objectivos que ainda não cumpri, por isso tenho de continuar a trabalhar. Estou satisfeita até porque estou a fazer o que mais gosto, quer ganhe quer perca, isso é que é importante”.

MQC25 Cartaz